Síntese do Projeto: Acordes da Juventude.



 Projeto “ACORDES DA JUVENTUDE do Maestro Sr. Nilton César de Almeida”


ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM  MUNICIPAL DE TAQUARITUBA


PROPONENTES 


Prefeitura Municipal de Taquarituba - SP; 

Secretaria Municipal de  Cultura; 

Departamento de Cultura; 

Câmara de Vereadores do Município de Taquarituba – SP;

Maestro Sr.  Nilton César de Almeida.




 1 - INFORMAÇÕES GERAIS DO MUNICÍPIO 


1.1 - POPULAÇÃO: 22.291 HABITANTES ESTIMAÇÃO FEITA DO IBGE PARA 2020. 

1.2  -  ÁREA DO MUNICIPIO: 447.085 km²

1.3 - LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA: Localiza-se na latitude 23º31'59" sul e na longitude 49º14'40" oeste. A cidade está a uma altitude de 618 metros e sua uma área territorial é de 448,14 km². Tendo os municípios limítrofes; ao norte: Tejupá SP; ao sul: Coronel Macedo SP e Itaí SP; ao leste: Itaí SP e oeste: Taguaí SP e Cel Macedo SP. Vale dizer que nenhum desses municípios possuem Orquestra Municipal e Juntos esses municípios somam uma população estimada em 60 mil habitantes




2 - JUSTIFICATIVA 


O município de Taquarituba é conhecido como A Capital dos Instrumentos de Cordas no meio musical devido as fabricas instaladas no município que atendem a demanda por estes instrumentos no Brasil e no Exterior desde 1.980.

Em 1.980 foi inaugurada em Taquarituba, pelo taquaritubense e maestro o Sr. Luiz Sebastião Rodrigues a primeira fabrica de violino da América Latina dando ao município notoriedade nacional através de matérias televisivas de grandes emissoras do país na época. No decorrer dos anos várias fabricas foram surgindo no município as quais estão em atividades até o dia de hoje contribuindo para o desenvolvimento econômico da cidade gerando oportunidade de emprego e formação profissional a diversos munícipes.


Os instrumentos fabricados por essas fabricas são de qualidade reconhecida por músicos profissionais de diversas orquestras e por estudantes de música de conceituadas escola de Música no Brasil e no Exterior.


Com esta tradição na fabricação de violinos, violas de arco, violoncelos e contrabaixos, faz com que muitos jovens de Taquarituba tenham desejo de aprender a tocar esses instrumentos.


Mas infelizmente estes jovens não tem a oportunidade por falta de um projeto que lhes garantam essa oportunidade.


Uma Escola e Orquestra Jovem Municipal torna-se uma importante oportunidade de enriquecimento cultural que contribui para o desenvolvimento pessoal dos munícipes, pois dando oportunidade para estes munícipes estudarem a musica instrumental, iremos capacita-los a executar uma variedade de estilos musicais, inserindo tanto crianças, jovens, adultos e a terceira idade em um elevado nível de compreensão, sensibilidade cultural e cívica.


A prática da música na orquestra é uma atividade de extrema relevância para a formação cívica dos músicos, pois proporciona que a inteligência musical possa ser revelada e consequentemente abri um leque de oportunidades ao músico.


As opções de atuação profissional também é possível para o músico pois são muito amplas e diversificadas as oportunidades de trabalho, pois o mesmo pode trabalhar em orquestras de vários tipos, bandas, corais, companhias de óperas e de musicais, grupos de música popular.


Também pode atuar como professor em conservatórios ou escolas de música, produtor musical, e em áreas como na propaganda, produção de jingles, trilha sonora para cinema e teatro, multimídia, linguagem musical computadorizada, rádio, televisão, Internet, estúdio de gravação, etc.


Por ser um projeto fomentado e financiado pelo Ministério Público, um dos principais objetivos é o enriquecimento e a divulgação da cultura local com a execução do hino do município, do estado e nacional em atividades cívicas, culturais e esportivas locais e regionais, sendo um importante instrumento de contribuição para a promoção da cultura da população que permite que pessoas de diferentes classes sociais possam ter o contato com a orquestra e com a musicalidade.


Todas as atividades da orquestra estão preponderantemente relacionadas com a formação do ser humano, caráter, personalidade, socialização e formação profissional.


O trabalho com a música estimula a organização interna do indivíduo, a autodisciplina, a concentração, a cooperação, a perseverança, o respeito com o outro e a sociabilização, traços que possuem todos aqueles que são bem sucedidos em suas vidas profissionais e fatores fundamentais para a formação de um caráter saudável das futuras gerações.


A música promove a inclusão social, desenvolve na criança e no adolescente um sentimento de valorização pessoal e cidadania.


A música é algo que deve ser semeado e cultivado em nossas crianças, especialmente porque existem evidências científicas que provam que o estudo aplicado desta arte torna os alunos melhores em matemática e na ciência, reforça a inteligência espacial, a habilidade cognitiva, a comunicação e também, combate à violência e a marginalização trazendo esperança e uma solução simples e rápida a vários problemas sociais. 


3 - OBJETIVO DO PROJETO 

  

O objetivo do projeto “ACORDES DA JUVENTUDE” é proporcionar aos jovens que desejam aprender musica instrumental acessibilidade a cursos de formação de músicos com qualidade e gratuitos. É proporcionar aos jovens a participação em um projeto sociocultural inclusivo. A experiência com orquestras em outras localidades já demonstrou a importância da educação musical para o desenvolvimento de recursos e habilidades individuais e de sociabilidade, não só entre os integrantes do grupo, mas também entre estes e a comunidade. Este projeto se propõe a ser um importante instrumento de inserção de crianças e jovens que serão selecionados em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tendo como requisitos para ingresso a frequência e desempenho escolar, trabalhando também com as crianças que são acompanhadas pelo Conselho Tutelar e CRAS, inserindo-as para o mundo da arte e da cultura musical, além de auxiliar na construção da cidadania e na integração entre os jovens. Esse projeto possibilitará às crianças, adolescentes, jovens e terceira idade de Taquarituba, acesso a iniciação musical e ao aprendizado dos instrumentos que compõem o universo de uma orquestra sinfônica básica, como: Violino, Viola de Arco, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta, Clarinete, Trompa, Trompete, Trombone, Tuba, Piano, Saxofone e Percussão, além de também beneficiar toda a comunidade através dos concertos e apresentações. 


O Projeto só será possível a partir dos esforços entre Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Ministério Público e voluntariado de pessoas com conhecimento no ensino musical e organização orquestral.


A secretaria da Cultura deste município já possui instrumentos de percussão e sopro suficiente para o preenchimento das vagas para músicos dessa categoria, porém, é necessário recursos iniciais na ordem de R$ 100.000,00 (Cem Mil Reais) que podem vir através de emendas parlamentares ou doações do Ministério Público, os quais serão utilizados para aquisição dos instrumentos de cordas necessários para estudo e formação de músicos sem condições de adquirir instrumentos por recursos próprios


A nomeação do maestro ficará sob responsabilidade da Secretaria da Cultura, e a estrutura física, bem como os insumos necessários para manutenção e desenvolvimento da Orquestra serão custeados pela Prefeitura Municipal de Taquarituba através da Secretaria Municipal da Cultura. 


Para legitimar a existência contínua do projeto “ACORDES DA JUVENTUDE”, será enviado à Câmara Municipal para apreciação e votação dos Vereadores e vereadoras um projeto de Lei Instituindo o referido projeto para Criar a Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de Taquarituba. 


4 - ESTRATÉGIAS DE AÇÃO 


  • Buscar parcerias com o Ministério Público, Instituições Privadas e Associações e Cooperativas, com o Departamento de Cultura do Estado de São Paulo, com a Prefeitura Municipal e Câmara de vereadores para viabilizar o desenvolvimento do projeto;
  • Oportunizar as manifestações culturais bem como incentivar a divulgação da cultura local;
  • Estabelecer parcerias para a apresentação de obras musicais dentro e fora do município;
  • Realizar festivais anuais de música no município, onde a orquestra terá oportunidade de se apresentar;
  • Promover apresentações itinerantes com a finalidade de levar o projeto a toda a comunidade, urbana ou rural;
  • Cadastrar o potencial artístico musical do município;
  • Divulgar as obras e as apresentações da Orquestra;
  • Incentivar as apresentações musicais. Assegurar recursos financeiros para garantir a continuidade dos trabalhos. 
  • Incentivar parcerias com escolas estaduais e municipais para seleção e manutenção dos futuros músicos da orquestra;
  • Incentivar a elaboração de projetos educativos para o município e região;
  • Trazer a comunidade carente para exercer atividades culturais em parceria com a orquestra;
  • Oportunizar a população jovem carente do município a participar da construção de uma obra cultural que oferecerá a eles a esperança de um futuro promissor juntamente com uma boa educação e aprendizado com profissionalização;
  • Criação de um coral infantil e um coral com a terceira idade, para atuação conjunta com a orquestra e também para apresentações independentes. 


5 - METODOLOGIA 


A metodologia seguirá os padrões mínimos para o ensino da música sendo:

  • Carga horária teórica mínima exigida para a formação musical;
  • Estudo completo do método teórico do instrumento a ser tocado pelo estudante;
  • Prática instrumental;
  • A carga horária trabalhada será de segunda-feira à sábado em horário comercial e com aulas adicionais no período noturno para atender jovens e adultos que trabalham durante o dia;
  • Os horários serão escolhidos pelos alunos de acordo com suas necessidades;
  • Exercício que estimule o desenvolvimento da percepção auditiva e de elementos técnico-musicais na iniciação instrumental;
  • Apresentações iniciais em ambiente que criem no aluno a autoconfiança, respeito mútuo, cooperação, solidariedade, senso crítico, autonomia e independência;
  • O professor deve, além de apresentar e demonstrar o método, contribuir para o desenvolvimento da autossuficiência do estudante para compreensão do método, assim como na busca de novos conhecimentos teóricos;
  • O complemento à metodologia de ensino do professor é a adequação da metodologia de estudo por parte do aluno;
  • Não existem segredos quando se pretende estudar música;
  • Como já exposto, a teoria e a prática se complementam e para que haja uma completa interação dessas áreas do aprendizado musical;
  • O estudo de cada conteúdo será desenvolvido através de técnicas de ensino coletivo e individual, acompanhado de exercícios e repertório específico de cada instrumento ou grupo de instrumentos; 
  • Transmissão expositiva do conteúdo teórico e desenvolvimento de atividade instrumental. 


6 - PARCERIAS E CORRESPONSABILIDADES 


  • A Prefeitura do Município de Taquarituba através da Secretaria Municipal de Cultura disponibilizará o local e o espaço físico necessários para as aulas teóricas e práticas, bem como os móveis necessários para as aulas e guarda dos instrumentos e materiais;
  • A Prefeitura Municipal apoiará o projeto assumindo a contratação de instrutores de música através de convênios e a sua justa remuneração;
  • A Secretaria Municipal de Cultura através do seu Departamento de Cultura em parceria com o Ministério Público e outros, viabiliza a aquisição dos instrumentos musicais necessários para estudo e formação da orquestra;
  • A Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o legislativo municipal, e Conselho Municipal de Educação se comprometem a realizar o regimento de funcionamento da orquestra bem como fazer a divulgação do projeto, através das mídias disponíveis, estabelecendo critérios para selecionar os alunos que ocuparão as vagas, priorizando o desenvolvimento e estimulando o compromisso com a aprendizagem escolar;
  • O departamento de Cultura do Município promoverá e fará a divulgação dos eventos e apresentações da orquestra;
  • A Secretaria Municipal de Cultura, deverá buscar parcerias para viabilizar o deslocamento dos componentes da orquestra bem como todo material de suporte necessário às apresentações;
  • Financiamento e apoio ao projeto pelo Ministério Público, instituições privadas, associações, cooperativas e emendas parlamentares. 



Autor do Projeto e Proponente:


Sr. Nilton César de Almeida




Postagens mais visitadas deste blog

Todas Lições do Método P. Bona Tocadas no PIANO